Webinar discute o mercado de vinhos brasileiro

A Ideal Consulting realizou na última semana seu primeiro webinar. O tema foi o mercado do vinho no Brasil, assunto que ganha importância não apenas pelas mudanças no setor motivadas pela quarentena, como pela solicitação, pelos produtores brasileiros, de barreiras ao vinho importado.

Realizado em parceria com a revista Adega e com a ABBA, associação que reúne as principais empresas importadoras, o webinar contou com um público qualificado. Durante 1 hora e 45 minutos, mais de 120 pessoas, entre produtores brasileiros e estrangeiros, gerentes e diretores das importadoras, entre outros, assistiram o debate entre Adilson Carvalhal Júnior, presidente da ABBA; Christian Burgos, sócio da Inner Editora, que publica a revista Adega; Suzana Barelli, colunista de vinhos do Paladar, do Estado de S.Paulo, e do site NeoFeed; e Felipe Galtaroça, ceo da Ideal Consulting.

O debate começou com os reflexos da pandemia no mercado brasileiro. Entre os temas, aqui, foram discutidos desde o aumento do interesse pelo tema vinho pelos consumidores, agora em casa, até as vendas crescentes nos supermercados, no e-commerce e nos demais canais de venda online e como estes players estão se posicionando no mercado.

Em seguida foi discutido quais as oportunidades e desafios para os vinhos nacionais. A distribuição dos vinhos para os demais estados brasileiros foi vista como um dos pontos que os produtores precisam resolver, assim como o enoturismo, no futuro pós-Covid, é uma das saídas. Para os quatro debatedores, o preconceito, que já foi um ponto, hoje é cada vez menor. O contrabando entrou na pauta, desde a facilidade de trazer vinhos, legalmente, comprados em lojas free shop; até as vendas dos grandes produtores para os países da fronteira.

Por fim, entrou a discussão sobre o pedido de barreiras aos vinhos importados, que a Uvibra, a Agavi e a Fecovinho havia pedido ao governo federal. O pedido foi retirado horas antes do início do seminário. A conclusão dos debatedores é que é hora de pensar no vinho, e o Brasil é um dos países que elaboram vinho.

Assista na íntegra do webinar.

Categorias do Artigo:
Artigos · Mídia · Webinar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: BLOQUEADO