A World Wine foi um dos primeiros clientes da Ideal Consulting. Desde a primeira vez que procurei o Celso La Pastina, ele foi muito receptivo e sempre reconheceu a importância de ter informações qualificadas para tomar as decisões no seu negócio. Nas reuniões que fazíamos para a apresentação dos resultados, o Celso participava ativamente. Ele sempre se mostrou um visionário, com uma análise muito clara da realidade. Ponderava as nossas informações, analisava os dados e formava a sua própria visão de mercado.
Sempre admirei muito o Celso. Nos primeiros encontros colocava terno e gravata para as reuniões na sede da La Pastina, no Ipiranga, e ainda ficava envergonhado quando após as reuniões surgia o convite para almoçarmos juntos e orgulhoso quando recebia um e-mail resposta com elogios sobre algum material. E aproveito este espaço para homenagear este empresário. Ele começou a trabalhar na La Pastina, empresa fundada por seu pai em 1947, quando completou 20 anos. Na época, o Celso ainda cursava administração de empresa na Fundação Getúlio Vargas. Com o término da faculdade, ele focou na empresa da família e, aos poucos, foi imprimindo a sua marca. Sofreu muito nesta época com as barreiras de importação que existiam no Brasil.
Celso La pastina
Com a abertura econômica, o Celso decidiu investir em uma nova importadora de vinhos, a World Wine. Enquanto a La Pastina focava nos produtos de maior volume e nos alimentos, a World Wine importava os vinhos finos. Ele fez a empresa crescer. Chamou o amigo Jacques Trefois para ajudá-lo com os rótulos franceses e assim se tornou a primeira importadora a focar em vinhos naturais e biodinâmicos no Brasil. Foi um pioneiro. Um exemplo é que Philippe Pacalet, referência destes vinhos na Borgonha, se tornou um amigo próximo. Outro grande amigo é o enólogo italiano Alberto Antonini. A amizade dos dois começou quando Celso começou a importar o argentino Alto Las Hormigas, projeto em que o italiano e sócio, e continua firme até hoje.
Foi Antonini, por exemplo, quem apresentou a Bodega Garzón para o Celso, quando o projeto nem tinha sido lançado no Uruguai. Atualmente, esta é a marca mais vendida no portfólio da World Wine, um grande mérito do empresário. Neste percurso, Celso também comprou a Enoteca Fasano e assim entrou com mais força também no mundo dos restaurantes, fornecendo produtos da marca La Pastina para o grupo Fasano.
Sei que os dados da Ideal foram importantes em muitas decisões do Celso na World Wine e na La Pastina, me sinto honroso em ter participado ao menos um pouco da vida profissional do Celso La Pastina, referência na minha vida profissional.
Com a sua morte prematura, Celso deixa a esposa, Liliane, e os quatro filhos do primeiro casamento, Juliana, Jeremias, Sophia e Amanda além de muitos amigos. Deixa também muitos planos para o grupo La Pastina.
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