Na próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro, a Ideal Consulting, em parceria com a Revista Adega, promove o primeiro seminário sobre vinho e mercado. A ideia desse webinar nasceu das minhas conversas com Christian Burgos, publisher do grupo Inner, que edita a Adega, sobre o mercado de vinho ao longo de 2020. Foi um ano atípico, com os números de importações e vendas mudando a cada mês. No final, chegamos a 501 milhões de litros de vinho, um crescimento de 31%.
Apresentar, discutir e entender os números do mercado de vinho no ano passado será a base do seminário. Mas vamos ir além: a ideia é olhar para frente, trazer ideias e informações sobre as tendências para esse ano, que começou com o mercado de importados mais estocado e os nacionais administrando a falta de insumos. Para isso, vamos contar com a participação de Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que trará a visão dos produtores de vinhos nacionais, e de Adilson Carvalhal Júnior, que, como presidente da ABBA, representa os importadores.
Para ilustrar essas informações, vamos contar com a apresentação de dois cases, que se destacaram no ano passado. Em um deles, que será contado por Emi Luis, vamos trazer a história da Vinho & Ponto, para mostrar como o delivery foi uma boa saída para a distribuição de vinhos durante a pandemia.
No outro, Fabiano Ruiz vai contar como a Henkell Freixenet conseguiu ter um aumento de 28% no seu volume de garrafas importadas e de 18% em participação de mercado em 2020. Ruiz soube aproveitar as fronteiras fechadas para vender mais espumantes no sul do Brasil. Aqui, faço um parêntese, publicamos na semana passada um texto aqui no site da Ideal sobre a queda das importações no Paraguai nestes tempos de Covid, que ajuda a entender a estratégia da Freixenet.
Por fim, vamos apresentar as empresas de destaque no mundo do vinho, divididas em seis categorias. São elas: o maior importador de vinhos do Brasil; o maior importador de espumantes do país; o importador de destaque em 2020, aquele que teve o maior crescimento entre os importadores; e o maior importador com foco em e-commerce. Completam as categorias o maior importador supermercadista e o importador com destaque no multicanal. São, acredito, informações relevantes para todo o setor do vinho no Brasil. As inscrições para o webinar, que conta com apoio da ProWine São Paulo, são gratuitas e podem ser realizadas no link a seguir.