Dados do setor foram apresentados durante o primeiro dia do Wine Summit
Embalado pelos bons resultados de 2020, o mercado de vinhos seguiu aquecido no primeiro trimestre de 2021. Entre janeiro e março deste ano, o setor registrou um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi apresentado na noite da última terça-feira pela Ideal Consulting, durante a 2ª edição do Wine Summit. Nesta quarta-feira, a programação continua a partir das 19h (veja mais abaixo).
O evento digital foi promovido pela Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. “Comparar esse primeiro trimestre é um pouco difícil, pois estamos comparando três meses de pandemia, no caso de 2021, com dois meses de pré-pandemia, no caso de janeiro e fevereiro de 2020. Março do ano passado também foi um mês de bastante apreensão para todo o mercado. Mas de qualquer forma, os dados mostram que o mercado ainda está aquecido”, destacou Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, durante a apresentação.
O desafio do setor a partir de agora é sustentar ao menos parte do aumento da demanda percebido em 2020 diante de novos cenários econômicos, socioeconômicos e psicológicos. “Entendemos que a alta demanda do ano passado provavelmente não se repetirá. O momento econômico nos mostra uma sociedade cansada da pandemia, com muitas incertezas. Mas é importante destacar que o primeiro trimestre de 2021 cresceu 14% em relação ao mesmo período de 2019, que era um ano sem pandemia. As conquistas do mercado em 2020, portanto, estão consolidando o mercado de vinhos. Mesmo que tenhamos queda em 2021, o setor apresenta patamares maiores do que o período pré-pandemia “, explicou Galtaroça.
Na noite desta quarta-feira, o Wine Summit segue com o segundo e último dia da ação. A Associação Brasileira de Sommelier (ABS/RS) vai conduzir uma degustação dos principais rótulos das Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil: Campanha Gaúcha, Altos Montes, Farroupilha, Pinto Bandeira, Vales da Uva Goethe e Vale dos Vinhedos (D.O). A Evino comercializou esses vinhos (kit Wine Summit), possibilitando que o consumidor final possa degustar no mesmo momento, durante transmissão online ao vivo.