Com os números de novembro consolidados, o mercado de vinhos no Brasil chegou a 458,4 milhões de litros no período de janeiro a novembro de 2021. Este volume, bastante significativo, é apenas 2% abaixo do total registrado no mesmo período de 2020. Este montante é resultado da soma do total da importação – que registra uma alta de 8,2% em comparação com janeiro a novembro de 2020 –, com o volume comercializado pelas vinícolas brasileiras, que tem uma queda de 6,2% em relação ao ano anterior.
Se analisarmos o ano móvel terminado em novembro de 2021, a queda é de 1%, com um total de 491,9 milhões de litros. Neste cenário, os importados registram alta de 18,5% e os nacionais têm queda de 6,4%.
Apenas em novembro, o volume de vinhos é 2,1% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando o mercado estava super aquecido. O resultado é também 24,5% maior do que o apurado em novembro de 2019.
Neste mês, o resultado dos vinhos brasileiros surpreendeu positivamente. Os vinhos de mesa, aqueles elaborados com variedades não viníferas, tiveram um crescimento de volume de 7%; enquanto os vinhos finos, elaborados com as uvas viníferas, cresceram 28%, sempre comparado com o mesmo mês do ano passado.
Este resultado pode indicar que não havia, ao contrário do que se imaginava, um grande estoque de vinhos brasileiros no varejo. Também pode indicar que o forte aumento de preço dos vinhos importados possa estar criando uma nova oportunidade para os vinhos nacionais. Os dados de dezembro devem trazer maior clareza sobre o avanço dos vinhos brasileiros.
No acumulado de janeiro a novembro, na comparação com igual período de 2020, o vinho de mesa segue em queda, com 13% de retração, enquanto os espumantes brasileiros registram uma alta de 43%. Os vinhos finos nacionais registram crescimento de 26%. Nos importados, há uma alta de 14% na entrada de champanhes e demais vinhos espumantes e um crescimento de 8% nos vinhos.
Com estes dados, os vinhos de mesa têm 57% do mercado total nestes 11 meses do ano, enquanto em igual período do ano passado sua participação era de 64%. Os vinhos finos brasileiros estão com 8% de mercado, contra os 6% do ano passado. E os importados atualmente representam 34%, quando eram 30% entre janeiro e novembro de 2020.
Nos espumantes, a liderança dos rótulos brasileiros segue absoluta. As borbulhas brasileiras têm 86% do mercado (eram 84% em 2020), e os importados ficam com 14% (eram 16%). Na soma dos espumantes e dos vinhos, os rótulos brasileiros representam 68% do total de vinhos nestes 11 meses de 2021, contra 32% dos importados.