A abertura dos restaurantes e, principalmente, dos bares nos permite refletir sobre o comportamento do consumidor brasileiro frente às bebidas alcóolicas. Com a redução das restrições de convívio social, a importação de whisky, vodka e gin, principalmente, cresceu significativamente, indicando a importância dos bares para esta categoria. É um movimento inverso ao do vinho, que viu o seu consumo crescer quando as pessoas foram obrigadas a ficar em casa e atingiu um novo patamar de consumo.
A visão dos bares lotados e da vontade dos consumidores de socializarem ecoa nos dados de importação. Quando analisamos os números do último ano móvel, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, com o período imediatamente anterior, a importação de whisky aumentou 61,9% em volume e 54,9% em valor. No gin, a alta foi de, respectivamente, 91% (volume) e 45,9% (valor). No licor de whisky, o aumento foi de 105,2% e 102,1%, e nos licores, de 77,7% e de 95%, respectivamente. Na vodka, que ocupa o quinto lugar neste ranking, foi registrado uma alta de 31,2% em volume e uma queda de 3,1% em valor.
Em todos estes destilados, o crescimento foi mais significativo em volume do que em valor, o que reflete o nosso atual momento sócio-econômico.
No whisky, chegou-se a um volume de 5.546.33,6 caixas de 9 litros, neste período, contra 3.426.275,2 caixas do período anterior. As marcas mais consumidas, pela ordem, são Johnnie Walker, na liderança; seguida por White Horse e jack Daniel’s. A categoria mais representativa entre os whisky é o blended scoth whisky, com 80,9% do mercado.
No gin, o aumento do volume importado também é bastante significativo. Nos últimos 12 meses terminados em agosto de 2021, foram importados 993.062,7 caixas de 9 litros da bebida. Nos 12 meses anteriores, foram importados 519.813,4 caixas de 9 litros. Tanqueray, na liderança, Bombay Sphire e Beefeater são as marcas mais importadas.
A vodka, por sua vez, chegou a 421.677,6 caixas de 9 litros nos últimos 12 meses, terminados em agosto. No período imediatamente anterior era de 321.299,2 caixas de 9 litros. Absolut é a marca líder e teve crescimento tanto em volume (com alta de 49,1%) como em valor (alta de 19,7%). Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, as marcas Ciroc e Ketel One, as duas com quedas de volume (6,5% e 16,3%) como em valor (redução de 18% e de 37,7%, respectivamente).
Licores também mostra um crescimento, passando de 76.477,9 caixas de 9 litros para 135.930 caixas na comparação entre os dois anos móveis. Amarula, Licor 43 e Jagermeister são as três marcas mais importadas. Amarula é a grande líder, com 34,9% de participação no mercado.
As demais categorias, mesmo com participação menor no mercado, se comportam de maneira semelhante a dos destilados mais consumidos. Em todos eles, da tequila, rum e pisco ao cognac, brandy e grapa há a surpreendente constatação da velocidade de reação dos destilados que, com importação crescente, chegam rapidamente aos consumidores.
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