Qual é o consumo per capita de vinhos e espumantes no Brasil?
O consumo per capita no Brasil somando o vinho nacional de mesa, vinho nacional fino, produzido com uvas viníferas, vinho importado e espumante nacional e importado é de 1,93 litro por habitante maior de 18 anos, potenciais consumidores da bebida. Apenas no vinho fino nacional e importado é de 0,75 litro por habitante maior de 18 anos, ou seja, 1 garrafa de vinho fino por pessoa por ano.
O que é possível dizer sobre o mercado a partir desse número, o maior nos últimos anos, mesmo depois de uma queda em 2016?
Temos uma base de consumo sólida. A impactante carga tributária e o aumento do cambio nos últimos anos encareceu a bebida, a tendência seria uma redução no consumo, mas as mídias sociais, o trabalho efetuado pelas entidades como ABBA, IBRAVIN e Pró-Vinho e o esforço dos produtores e importadores em fomentar o consumo no país são grandes responsáveis por essa solidez.
Quanto se consome de vinhos e espumantes no Brasil?
Foram 350 milhões de litros em 2018. O mercado tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, maior investimento do varejo na categoria, com maior exposição nas gôndolas e crescimento das lojas virtuais, somado a isso uma boa safra do vinho nacional que possibilitou melhor oferta. Porém, o crescimento da quantidade de litros é pouco maior que o crescimento populacional, assim não temos grandes alterações no consumo per capita, de qualquer forma não podemos esquecer que o país vive uma crise econômica e o crescimento, mesmo que pequeno, do mercado deve ser muito comemorado.
Houve um aumento do consumo de vinhos e espumantes importados. A que se poderia atribuir esse resultado?
Sim, registramos um aumento na importação de vinhos e espumantes no Brasil nos últimos cinco anos de aproximadamente 33,7 milhões de litros, impulsionado pela importação direta dos supermercados, empresas “ponto com” e crescimento da oferta direta ao consumidor final pelos importadores, principalmente com abertura de lojas e investimento no mercado digital.
São Paulo tem a maior participação de mercado em relação ao consumo de vinhos e espumantes no Brasil, mas o consumo per capta é maior no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Como explicar essas características do mercado brasileiro?
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, do continente americano e oitavo do mundo, porém a desigualdade social também é grande. Assim, quando dividimos a quantidade estimada de litros consumidos por habitante com mais de 18 anos, temos um consumo per capita de 2,85 litros por habitante, o terceiro maior do Brasil. Se conseguirmos reduzir a carga tributária do vinho, possibilitando uma redução significativa do preço, teremos a oportunidade de ampliar o consumo também nas famílias com menor renda. Rio Grande do Sul tem o maior consumo per capita no Brasil, 4,46 litros por habitante com mais de 18 anos, forte consumo dos vinhos nacionais, e Rio de Janeiro o segundo maior consumo com 4,03 litros por habitante e um mercado muito dividido entre nacional e importado.
Como é a distribuição de consumo por região?
Sul e Sudeste representam aproximadamente 75% de participação no mercado de vinhos e espumantes no Brasil, também registram o maior consumo per capita, porém percebemos o crescimento no consumo do Nordeste e Centro-Oeste do país.
Qual é o potencial do mercado brasileiro em sua opinião?
Nos últimos anos ter mantido o consumo per capita diante das adversidades já é um grande motivo para comemoração, o mercado brasileiro tem um imenso potencial, com a retomada da economia e a tão sonhada reforma tributária, com redução dos impostos, podemos elevar e muito o consumo per capita, mas não podemos nos prender a isso, o aumento da visibilidade da marca “Vinho” potencializado pelos players produtores e importadores, associações e amantes do vinho estão apresentando resultados.